quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Deus no céu, pediatra na terra

Na manhã da alta da maternidade, a médica passou no quarto. Falou que estava tudo bem com o Felipe e que dali a três dias eu deveria levá-lo ao pediatra para ver se ele estava ganhando peso. Levá-lo ao pediatra. Qual pediatra? Já era pra ter um pediatra antes de ter filho?

Nessas horas a gente recorre às amigas experientes ou ao médico milenar da família, aquele que fez o parto da sua mãe quando você nasceu... Ou pega o livro do convênio e tenta a sorte grande. As sugestões que recebi tinham um problema de logística: longe da minha casa. Esse foi um dos critérios que decidi levar em conta na hora de escolher o pediatra.

Como eu confio quase cegamente no meu ginecologista/obstetra, resolvi pedir a ele uma indicação. Sabia que o Dr. Soubhi iria me sugerir alguém com uma linha de trabalho semelhante à sua. E assim eu cheguei até o Dr. Oscar.

Liguei para marcar a primeira consulta. Estava um pouco aflita, pois a pediatra da Pró-Matre comentou que o Felipe tinha um pouco de icterícia fisiológica e que eu precisava colocá-lo no banho de sol e acompanhar a evolução do caso. Pronto! O suficiente pra eu enxergar amarelo em todas as partes do corpo do meu filho e querer levá-lo ao médico ontem...

O Dr. Oscar só tinha horário na segunda-feira. Mas acho que, diante da minha ansiedade, fez um remanejamento das consultas e conseguiu me encaixar no dia seguinte, sexta-feira. Ponto pra ele. Ganhou um espaço no coração inseguro e aflito de toda mãe de primeira viagem.

Ficamos quase uma hora e meia conversando com o pediatra. Levei um caderninho cheio de perguntas, na tentativa frustrada de resolver as angústias maternas (ah, se um caderninho resolvesse...).  Aliás, tive até vergonha de mostrar aquilo pra ele. Perguntei sobre o banho, sobre amamentação (devo dar os dois peitos na mesma mamada? Ou o bebê deve esvaziar um e depois o outro?), sobre cólica, sobre posição de dormir, sobre os alimentos que eu podia comer, sobre fralda, sobre assadura, sobre soluço, sobre cortar unha, sobre chupeta, sobre Felipe e ar-condicionado (era janeiro, fazia um calor desgraçado), sobre Felipe e cachorro (o Guile, um Golden Retriever - meu presente de dezoito anos), sobre tanta coisa que eu nem me lembro mais.

E o Dr. Oscar achou brilhante minha ideia de anotar tudo no caderninho. E o Dr. Oscar me respondeu cada pergunta com a maior paciência do mundo. E o Dr. Oscar me deu o número do celular dele, dizendo pra eu ligar a qualquer hora, se fosse preciso. E eu saí do consultório do Dr. Oscar menos insegura e feliz por ter acertado o pediatra na primeira tentativa!

Sábado de carnaval. Praia. Calor insuportável. Casa sem ar-condicionado. Felipe com dois meses, chorando bastante, visivelmente incomodado. Boa hora pra testar a disponibilidade do médico. O Dr. Oscar me atendeu de imediato. Disse que, além de calor, o Felipe podia estar com cólica - coisa que ele nunca tivera até então. Ainda precisei ligar outra vez durante o feriado. Caiu na caixa-postal, mas meia hora depois, meu celular tocou e o pediatra me tranquilizou novamente.

Aliás, há uma semana, o Felipe teve uma conjuntivite. Resolvi o problema por telefone e, no dia seguinte, foi o Dr. Oscar quem me ligou para saber se estava tudo certo com o pequeno.

Para mim, pediatra e obstetra que não dão o número de um telefone particular (em caso de emergência, que fique bem claro) não servem. Pediatra, principalmente, tem de ser disponível. No primeiro filho, tudo é desconhecido e mãe necessita de segurança - com bom senso, obviamente. Também não vamos encher o saco do cidadão no almoço de domingo pra saber se o Aptamyl é melhor que o Nan.

Em geral, as pessoas me acham uma mãe tranquila. Confesso que grande parte dessa minha tranquilidade deve-se ao Dr. Oscar, que sempre me atendeu nos momentos em que mais precisei. Porque quando nem simpatia, nem reza e nem Tylenol Bebê resolvem, o jeito é apelar pro celular do pediatra!

11 comentários:

  1. Renata, eu acho que ele não atende convênio, só particular. De qualquer forma, vou mandar um email agora perguntando. Obrigada pela visita. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Realmente Deus no céu e Dr. Oscar na terra!! Será que ele não pensa em se mudar para a Bahia???
    Saudadesss Má!! bjo

    ResponderExcluir
  3. Ai Ma...pena que esses médicos são de SP. Já pergunta para o seu fantastico ginecologista Dr. Soubhi se ele conhece / indica alguem de Campinas!!! Ano que vem vamos querer uma namorada para o Fefe!!!

    Ganhamos um afilhado essa semana...Matheus, tem 25 dias... d+ (filho do Thiago, primo do Ro). A Dani, mãe de 2ª viagem, disse que durante o pré Natal do Matheus, ela já havia feito algumas consultas com o pediatra, para saber de todo histórico da gravidez.

    bjssss

    Me

    ResponderExcluir
  4. Ma, excelente seu blog. Apesar de não ter filhos (ainda), gosto muito de ler suas dicas e causos. Parabéns!

    beijo,

    Ivan

    ResponderExcluir
  5. Lindinhaaaa quer ser minha pediatra qdo eu engravidar??????...heheh...beijos enormes

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, não nos conhecemos, mas estou procurando desesperadamente um pediatra e parece que o do seu filho tem as caracteristicas que procuro. Você poderia passar o telfone do consultorio?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ola, tb não te conheço mais ficaria muito agradecida de receber um email seu com o contato do tal Santo Oscar, digo, Dr. Oscar. Obrigada!
    flapicolo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, estou fazendo uma busca por pediatra e achei seu blog que é maravilhoso... passei horas lendo kkkk tenho Unimed Paulistana categoria Supremo e estou tendo dificuldade de encontrar outro pediatra, porque o pediatra do meu filho é homeopata e estamos tendo alguns conflitos rsrsrs. pode me encaminhar os dados do Dr. Oscar? muito obrigada viu, Solange solange@italycloset.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marina.
    Vc poderia me passar o contato do Dr. Oscar? Grata,
    rafalacerda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Será que pode por gentileza me passar os contatos do Dr. Oscar?? Preciso muito de um pediatra bom!
    bia_weisberg@hotmail.com

    ResponderExcluir